segunda-feira, 9 de maio de 2011

BERTRAND RUSSELL E A FILOSOFIA


BERTRAND RUSSELL E A FILOSOFIA
A minha opinião pessoal é que a filosofia é o conjunto de considerações de índole especulativa que se fazem acerca de assuntos sobre os quais ainda não é possível ter um conhecimento exacto. ( ... )
De um modo geral, poderia dizer-se que a ciência é tudo aquilo que conhecemos e filosofia o que não sabemos. Isto é uma simples definição, mas que significa que há uma passagem contínua de problemas da filosofia para o campo da ciência. ( ... )
Penso que a filosofia tem, na realidade, dois fins totalmente distintos. Um deles é manter aceso o espírito especulativo acerca de problemas que ainda não foi possível dominar pelo estudo científico; ao fim e ao cabo, o conhecimento científico abrange apenas uma pequena parte de realidades que interessam ou deviam interessar à humanidade. Resta um grande campo de que a ciência, neste momento pelo menos, sabe pouco, e não admito que a imaginação do homem se limite e se restrinja ao que já se conhece. Penso que uma das utilidades da filosofia é o alargamento do horizonte imaginativo do mundo no campo das hipóteses.
Mas há outra finalidade que considero igualmente importante, e que é a demonstração de que há coisas que pensávamos saber e não sabemos. A filosofia, por um lado, faz com que continuemos a pensar no que poderemos vir a saber, e, por outro, conserva-nos humildemente conscientes de que muitas coisas que parecem factos assentes o não são.
B. Russell, A Minha Concepção do Mundo, pp. 13-14

1 comentário: