quarta-feira, 16 de março de 2011

FICHA SOBRE O TEMA A CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA

FICHA SOBRE O TEMA A CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA
O que é a Filosofia? Uma resposta introdutória.

ACTIVIDADE 1

1 – Os três elementos centrais da actividade filosófica são os problemas, as teorias e os argumentos. Que relação existe entre esses três elementos?
Os problemas são as questões a que se procura responder mediante teorias baseadas em argumentos.

2- Dos problemas seguintes assinala os que são filosóficos. Justifica a tua resposta.
a) Como combater a sida?
Trata-se de um problema médico e social
b) O que é a sida?
Trata-se de um problema médico. Há resposta empírica para o problema, isto é, sabe-se em que consiste a sida.
c) Que devo fazer para não contrair sida?
Não é um problema filosófico mas sim uma questão de prevenção e de consciencialização dos perigos decorrentes de contrair a doença.
d) Será que os programas de televisão violentos provocam um aumento da agressividade do comportamento das crianças que a eles assistem?
Trata-se de um problema de psicologia social a que se tem tentado dar resposta utilizando o método experimental
e) As lesões cerebrais provocam alterações de personalidade?
Trata -se de um problema de psicologia fisiológica que pode ser estudado empiricamente. O caso de Phineas Gage é um bom exemplo.
f) O que distingue uma obra artística de uma obra não-artística?
Trata-se de um problema filosófico porque para lhe responder temos de saber o que é a arte ou «quando há arte».Essa questão não pode ser resolvida recorrendo a métodos empíricos mas unicamente a argumentos.
g) A pena de morte é moralmente legítima?
Trata-se de uma questão filosófica porque pergunta pela moralidade da pena de morte e não pela sua legalidade. Estão em jogo crenças fundamentais acerca do valor da vida humana.
h) Será que graves deficiências de nutrição na infância impedem um desenvolvimento adequado da inteligência?
Trata-se de uma questão de psicologia do desenvolvimento que mesmo nesse campo é de difícil resposta porque se colocam questões técnicas e éticas na utilização de certos métodos.
i)É possível falar de normas morais objectivas sem Deus? Pode a moral ser independente da religião?
Questão filosófica.Pergunta-se pela objectividade dos juízos, princípios e normas morais e se essa objectividade é possível sem Deus.
j) Será que podemos ser responsabilizados pelas nossas acções se não formos livres?
Questão filosófica.Trata-se do problema do livre – arbítrio. Se não formos livres poderemos ser responsabilizados pelas nossas acções?
3 – Indica as disciplinas filosóficas que tratam dos seguintes problemas?

a)      Será que é justo o Estado cobrar impostos tirando aos mais ricos para beneficiar os mais pobres? Filosofia política.
b)      Como compatibilizar a crença num Deus bom e omnipotente com a existência de mal e sofrimento no mundo? Filosofia da religião.
c)      Haverá princípios ou verdades morais que sejam objectivos? Ética ou Filosofia moral
d)      Os problemas morais são uma questão de opinião pessoal? Ética ou Filosofia moral
e)      Que características deve um conhecimento possuir para ser considerado científico? Epistemologia ou filosofia do conhecimento.
f)       As acções são boas em si mesmas (independentemente das consequências) ou o seu valor depende dos resultados? Ética ou Filosofia moral
g)      Temos uma alma que sobreviverá à morte do corpo ou que deixará de existir assim que o corpo morrer? Metafísica e filosofia da religião.
h)      Temos o dever de ajudar os outros ou a nossa única obrigação moral é não os prejudicar? Ética ou Filosofia moral, na sua vertente prática.
i)        Há alguma guerra que seja justa? Ética ou Filosofia moral, na sua vertente prática
j)        Quem ainda não nasceu tem direitos? Ética ou Filosofia moral, na sua vertente prática
k)      Temos o direito de antecipar a nossa morte ou de morrer por nossa vontade? Ética ou Filosofia moral, na sua vertente prática

4 – Mostre por que razão somente uma das afirmações é correcta.
a) O método da filosofia é a observação.
b)O método da filosofia é a demonstração matemática.
c)Filosofar é pensar sem regras.
d) Filosofar é pensar livremente obedecendo a regras lógicas.
A filosofia consiste em responder a problemas recorrendo a argumentos que devem ser bons para que construam boas teorias. Pensa-se e argumenta-se com base em regras lógicas. A diversidade de respostas é sintoma de liberdade do pensamento. A liberdade do pensamento não é sinónimo de anarquia lógica. Os argumentos têm de ser bons, válidos e persuasivos.


5 - Sendo um estudo conceptual a filosofia não atribui importância às informações empíricas. Esta afirmação é verdadeira? Justifica.
Esta afirmação é falsa. O carácter conceptual da filosofia não significa que esta unicamente relacione conceitos e ideias. Não é possível argumentar de forma racionalmente persuasiva acerca da moralidade do aborto, da eutanásia, da clonagem sem informação empírica. Não é possível defender que devemos ser vegetarianos se não tivermos dados empíricos credíveis que mostrem que o consumo de carne é dispensável.


6 - A filosofia é o estudo conceptual das nossas crenças mais básicas e fundamentais e por isso mesmo limita-se a estudar problemas de tipo religioso. Estás de acordo? Porquê?
Não. As crenças são teorias. A filosofia estuda as nossas crenças mais básicas e fundamentais incluindo as crenças religiosas.

7 – A filosofia é o estudo de todas as nossas crenças. Esta afirmação é verdadeira? Justifica.
A afirmação é falsa. A filosofia só estuda as nossas crenças básicas e fundamentais. Acreditar que há vida em Marte é uma crença que a filosofia não estuda. As crenças empíricas, que podem ser avaliadas por meios empíricos não são objecto de estudo filosófico.

Sem comentários:

Enviar um comentário