quarta-feira, 2 de março de 2011

TEXTO SOBRE O SENTIDO DA EXISTÊNCIA EM ALBERT CAMUS


Albert Camus: O Absurdo e a Revolta como procura do Sentido.


Segundo Albert Camus, a condição humana é caracterizada pelo sentimento do absurdo (do latim surdus, surdo).
Qual o fundamento deste sentimento? A incompatibilidade entre os desejos e aspirações do homem e a realidade, o mundo. A realidade não foi feita à nossa medida, há uma desadequação, uma não-correspondência (o mundo não responde aos nossos apelos): aspiramos a um mundo justo, mas o mundo nada quer saber dos nossos sonhos de justiça ou as sociedades humanas estão aptas a realizá-los; nascemos inocentes, preparados para o amor e para a vida, mas o mundo não é bom. Somos vítimas da sua incontrolável insanidade; queremos promover valores absolutos — liberdade, justiça — e no palco do mundo verificamos o malogro dessas aspirações. O mundo em que vivemos é um universo privado de claridade, de bondade, de sentido. A tragédia da existência, o sentimento de estarmos exilados neste mundo, é ilustrada de forma tremendamente dolorosa pelo sofrimento dos inocentes, sobretudo das crianças. Esse sofrimento inadmissível e incompreensível é a imagem mais atroz do mal. Torna revoltante que se diga que Deus, o misericordioso e o bondoso, existe. Um mundo sórdido e a existência de Deus são incompatíveis. Se Deus existisse e tivesse criado um mundo no qual tanta desumanidade impera, não teria desculpa.

Ao carácter revoltante do sofrimento, da injustiça e da tortura acrescenta-se a tirania do tempo e da morte. A condição humana é uma absurda aventura: vivemos em vão e temos os dias contados. A experiência de um mundo mudo e cego, a monotonia de uma vida em que repetimos com regularidade quase mecânica as mesmas tarefas e a ameaça constante e clandestina da morte ensinam-nos que a vida é um fracasso.

Face ao absurdo — ao sem sentido da nossa condição — que atitude adoptar? Não podemos fugir-lhe nem por meio do suicídio nem por meio da fé numa outra vida no reino de Deus (no qual Camus não acredita). Devemos aceitá-lo, mas o pensamento de Camus, baseado na revolta contra um mundo de rosto desumano, não equivale a um niilismo passivo (ao “nada vale a pena!”, “tudo é inútil”, logo, fiquemos quietos, “deixemos andar”). Segundo Camus, o sentimento do absurdo da nossa condição é um estímulo para os esforços daquele que considera o sofrimento e a morte como revoltantes.



A. Camus (1913-1960)
Nasceu em Mondovi (Argélia) de pai francês e mãe espanhola. Considerado mais escritor e ensaísta do que filósofo, foi uma das mais importantes figuras intelectuais do pós-guerra em França. Participou na Resistência ao ocupante alemão. Morreu num acidente de automóvel no regresso de um jogo de futebol, modalidade que, a par do teatro, era uma paixão claramente assumida. Em 1957 recebera o Prémio Nobel da Literatura.
As suas ideias são uma espécie de revolta perante uma época de guerras, crises e crueldades e estão bem longe de ser optimistas. Contudo, para Camus, tratava-se nesses tempos difíceis de procurar uma luz no meio das trevas, uma razão para viver no seio do absurdo. Na revolta contra a absurda condição humana (a injustiça, a crueldade, a morte dos inocentes) residiria a dignidade do homem. O seu pensamento é uma dramática negação da crença em algo que não seja o próprio homem. E, embora o sofrimento desgaste a esperança e a fé no homem, o pior erro será sempre fazer sofrer. Da revolta contra a ausência de sentido da vida o homem deve fazer a bússola da sua existência.

OBRAS: O Mito de Sísifo (exprime a visão do absurdo destino do homem), O Homem Revoltado, O Estrangeiro,  A Peste (impõe-se a ideia de solidariedade humana perante a tragédia da vida).



















Se a morte é inelutável, contra o mal o homem não pode fazer outra coisa senão revoltar-se e renovar incessantemente a sua luta para diminuir as injustiças e os sofrimentos. Nessa luta ele afirma a sua vontade de viver e não capitula perante a morte inevitável.

A filosofia de Camus é uma declaração pessoal de guerra contra o mundo absurdo em que o homem vive. A resposta ao carácter absurdo da condição humana é a revolta. Esta significa a recusa em cooperar com uma sociedade desonesta, injusta e com um mundo que esmaga os nossos sonhos. Revoltando-se, o homem afirma dramaticamente a sua inocência, o facto de não ser o culpado da sua miserável condição e procura viver e criar “no meio do deserto”.

Como diz Camus, “Aceitar o carácter absurdo de tudo o que nos rodeia é um momento, uma experiência necessária. Mas não deve tornar-se um ponto de chegada. Deve despertar uma revolta que possa tornar-se frutuosa e permitir-nos descobrir os meios de dar um relativo sentido à existência.”

1 comentário:

  1. Camus é fantástico, se o homem refletisse sobre o que ele escreve, não seria tão alienado e tentaria evoluir para uma melhor da condição humana.

    ResponderEliminar